segunda-feira, 18 de agosto de 2014

20 Benefícios da Marijuana


Os estados dos E.U.A. - mais de 20 no total - têm legalizado a marijuana medicinal.
Recentemente, o médico correspondente da CNN, Sanjay Gupta, reverteu a sua opinião sobre a marijuana medicinal.

Apesar do uso recreativo da marijuana ser controverso, muita gente concorda com a nova posição de Gupta e acredita que a cannabis deveria ser legal, para uso medicinal.

Apesar dos benefícios de fumar marijuana serem frequentemente relatados pelos defensores da legalização da marijuana, a nova legalização permitirá aos investigadores estudar os empregos medicinais da cannabis e entender quais são os seus impactos no corpo humano.

Porém, lembra-te de que há efeitos negativos quando se fuma demasiada marijuana ou não se usa a marijuana para fins medicinais. Quando abusada, a marijuana pode causar uma fraca dependência (dependência psicológica) e prejudicar a memória.

Há pelo menos dois químicos activos na marijuana, que os investigadores acreditam ter aplicação medicinal. Eles são os canabidióis (CBD) - que parecem não causar impactos psicoactivos no cérebro - e os tetrahidrocanabinóis (THC) - que têm propriedades que aliviam a dor.

Lembra-te de que a melhor forma de obter os benefícios medicinais da marijuana é consumindo-a através de comestíveis (e não fumando!)

Aqui tens 20 benefícios comprovados da marijuana.


1. PTSD

PTSD (Posttraumatic Stress Disorder) ou TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) é um transtorno psicológico, que ocorre após uma situação ou um evento de stress. Pesquisas em Israel e nos Estados Unidos demonstram que a cannabis pode ajudar a aliviar os sintomas da PTSD.
(fonte: Sanjay Gupta: Why I changed my mind on weed)

2. Ansiedade

Investigadores da Vanderbilt University descobriram receptores de canabinóides numa parte emocional do cérebro, o que monitoriza a ansiedade e a reação de lutar ou fugir. Os autores dizem que esta foi a primeira vez que receptores de canabinóides foram descobertos na amígdala (uma região do cérebro) numa cobaia (um rato).
(fonte: Medical Daily)

3. Câncro

Os CBD's impedem que o cancro se propague. "Os CBD's são o primeiro agente exógeno não-tóxico que pode diminuir significativamente a manifestação de Id-1 nas células de câncro de mama, conduzindo assim à diminuição da agressividade do tumor."
(fonte: National Center for Biotechnology Information)

4. Esclerose Múltipla

Um estudo, publicado em Maio de 2014, provou que alguns dias a fumar marijuana trouxeram alívio a 30 pacientes de esclerose múltipla.
(fonte: Reuters)

5. Espasmos Musculares

De momento, há medicamentos feitos à base de cannabis à venda no Canada e no Reino Unido, conhecidos por Sativex. É um extrato natural da planta, que é pulverizado por baixo da língua. Esses medicamentos são produzidos pela GW Pharmaceuticals, têm sido submetidos a testes científicos e tiveram aprovação governamental para serem usados. São indicados para tratar sintomas de Esclerose Múltipla, tais como espasticidade muscular e dor neuropática. Vê mais aqui.

6. Quimioterapia

"Certas drogas canabinóides foram aprovadas pela US Food and Drug Administration (FDA) para aliviar náuseas e vómitos, e para aumentar o apetite de pessoas com câncro e SIDA." (fonte: Cancer.org)

7. Bebida

A marijuana pode ajudar as pessoas a deixar de beber (estudo).

8. Doença de Alzheimer

O THC é eficiente, no que toca a bloquear amontoados de proteína, que podem inibir a memória e a cognição de pacientes de Alzheimer (estudo).

9. Síndrome de Dravet

A Charlotte Figi sofreu, dia e noite, durante 5 anos, de Síndrome de Dravet. Agora, aos seis anos, ela tem uma vida sem efeitos colaterais, após comerçar a usar uma cepa específica de marijuana.

Aqui está a história da Charlotte...



10. Glaucoma

Estudos, do início dos anos 70, demonstraram que a marijuana, quando fumada, diminui a pressão intraocular das pessoas com pressão normal e das que têm glaucoma.

11. Saúde dos Pulmões

De acordo com um estudo de Janeiro de 2012, publicado no Journal of the American Medical Association, os utilizadores de marijuana brandos e moderados demonstraram uma capacidade pulmonar maior do que a dos não-fumadores, em dois testes.

12. Hepatite C

A cannabis melhora os resultados virológicos de pacientes com hepatite C (estudo).

13. Doenças Intestinais

Químicos encontrados na cannabis podem representar um tratamento eficaz para as doenças inflamatórias intestinais Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, dizem os cientistas. Lê mais aqui.

14. Matabolismo

Um estudo do The American Journal of Medicine descobriu que o uso da marijuana estava associado a níveis mais baixos de insulina em jejum e uma circunferência de cintura mais pequena.

15. Artrite

"Steve, que usa marijuana há 30 anos (muito antes dela ser medicinalmente legal nos E.U.A), fuma um frasco e meio todos os dias, e mais à noite. Ele diz que lhe ajuda a dormir, alivia a dor e que não sentiu nenhum efeito colateral, com o passar dos anos, mas admite que pode precipitar o que ele chama de "bloqueio de sofá." "Deixa-te muito preguiçoso," diz Steve." Lê o artigo completo aqui.

16. Doença de Crohn

Numa experiência recente, a marijuana provou induzir "remissão completa" em pacientes da doença de Crohn, que também é conhecida como uma doença inflamatória intestinal. Lê mais aqui.

17. AVC

Compostos químicos encontrados na marijuana podem ajudar a encolher a área do cérebro afectada pelos AVC's. Lê mais aqui.

18. Concussões/Trauma - o Dr. Lester Grinspoon, um emérito professor de Harvard, tem uma sugestão para a NFL: começar a financiar investigações sobre a marijuana, como forma de tratar concussões (mais aqui).

O Dr. Grinspoon foi um psiquiatra sénior no Massachusetts Mental Health Center, em Boston, durante 40 anos. Ele prestou declarações antes do Congresso e como testemunha especialista em vários procedimentos legais, incluindo as audiências de deportação de John Lennon.

"Já muitos doutores e investigadores acreditam que a marijuana possui propriedades neuroprotectoras incrivelmente poderosas, um entendimento baseado em dados laboratoriais e clínicos," diz Grinspoon.



19. Pesadelos

Um estudo de 2009 indicou os potênciais benefícios da nabilona, um canabinóide sintético, em pacientes de PTSD com fraco controle dos pesadelos.

20. Doença de Parkinson

Investigadores de Israel relatam que a cannabis parece reduzir os tremores e a dor, e aumentar o sono dos pacientes de Parkinson. Lê mais aqui.

Tens alguma história de como a marijuana te ajudou? Eu gostaria muito de a saber. Estou sempre à procura de aprender tanto quanto consiga, sobre este poderoso medicamento e partilhar esse conhecimento com os outros.
Por favor, deixa um comentário na secção de comentários abaixo.

0 comentários:

Enviar um comentário